Osteopatia Adulto e Pediátrica

A Osteopatia foi criada pelo americano Andrew Taylor Still. É um sistema autônomo de cuidados de saúde, que se baseia no DIAGNÓSTICO diferencial, bem como no TRATAMENTO de várias DISFUNÇÕES e PREVENÇÃO de agravos à saúde, sem o auxílio de fármacos ou cirurgia. Baseado em terapia alternativa, a osteopatia usa de técnicas manuais para restabelecer o equilíbrio entre o corpo e a mente e pode ser aplicada em bebês, crianças e adultos.


Osteopatia não se resume a "estalos" (thrust). O Thrust é apenas uma das técnicas que pode ser usada durante o tratamento Osteopático, que utiliza técnicas manuais para movimentar, posicionar e alongar partes do corpo, estimulando, assim, a sua recuperação. O profissional pode mexer em músculos, nervos e articulações para aliviar dores e melhorar a mobilidade da parte do corpo em questão.


Ela pode ser aplicada em qualquer faixa etária: bebês, crianças, adultos e idosos. O tratamento é indicado para pessoas sedentárias, que tenham má postura, com lesões esportivas, dores de cabeça, estresse ou mulheres que sofrem com a TPM. Já em crianças, a osteopatia pode tratar cólicas, refluxos e insônias.


Como funciona o tratamento de osteopatia?


Após uma avaliação detalhada do sistema músculo-esquelético, visceral, postural, craniano e/ou biológico, o Osteopata encontra disfunções que podem estar causando sobrecarga em outros segmentos do corpo que geralmente não é aquele que o paciente refere à dor.


Identificada a disfunção, podem ser realizadas técnicas manuais, orientações e correções de hábitos indesejados que atrapalham a recuperação, confecção de palmilhas, exercícios específicos e recomendações voltadas para o ganho de mobilidade no segmento disfuncional que está gerando a dor.


O interessante é que a Osteopatia traz grande conforto para o paciente e que, após corrigida a disfunção, o próprio corpo vai se reajustando no sentido da auto-cura. O Osteopata trata sua dor buscando a origem, o que promove um resultado duradouro e satisfatório.


Que tipo de problema pode ser tratado com a osteopatia?


Algumas situações que podem ser tratadas com a Osteopatia são as dores na coluna, dores nas articulações dos membros inferiores e superiores (joelho, quadril, tornozelo, punho, cotovelo, ombro etc), alterações posturais, cefaléias (dores de cabeça), problemas emocionais, labirintite, dores na ATM (articulação têmporo-mandibular) e qualquer situação que promova perda de mobilidade em algum local do corpo gerando adaptações e dor.


Indica-se, principalmente, como tratamento complementar de dores na coluna, espasmos musculares, lesões esportivas pequenas, hérnia de disco, dor lombar, dores no ombro ou pescoço e até no nervo ciático.


Aqui na Cautê você conta com o tratamento de osteopatia pediátrica e adulta.


Na Cautê, você encontra uma equipe que entende do assunto e que está pronta para te ajudar a reduzir as dores que tanto te incomodam. Agende uma consulta!