A importância da fisioterapia nos casos de hidrocefalia


A hidrocefalia é uma doença congênita que consiste no acúmulo de líquido nas regiões ventriculares cerebrais e que está mais presente na população infantil. Um dos principais sintomas são os déficits neuromotores que limitam as habilidades funcionais. Geralmente, a primeira via de tratamento é a drenagem do líquido em excesso, mas apesar de trazer melhorias nos sinais e sintomas, não consegue evitar a permanência de danos ao tecido cerebral.

Visto isso, uma outra opção de tratamento é através da estimulação precoce, realizada por meio da fisioterapia. Esta técnica é muito importante para que possa ser desenvolvida cada função do paciente, auxiliando na melhoria da sua independência funcional e melhor qualidade de vida.

Aqui na Cautê você conta com a especialidade de Fisioterapia Neuropediátrica, que trata pacientes com alterações neurológicas congênitas ou adquiridas, assim como a hidrocefalia.

Cuidar da sua saúde hoje garante seu bem-estar no futuro! Para investir nisso, você pode entrar em contato com a nossa equipe e realizar uma avaliação, estamos lhe aguardando. Ligue:

Whatsapp: (81) 9 9981-0026

DOI: 10.32749/nucleo conhecimento.com.br/saúde/pacientes-com-hidrocefalia